A Solidão é uma Arte.

A Solidão é uma Arte.
"Creio que o maior antídoto para a solidão seja exatamente isso: autoconhecimento."

quarta-feira, 12 de março de 2014

Lampejo de saudade.


 “A saudade é a maior prova de que o passado valeu a pena.”

Até que ponto vale a pena sentir saudade do passado? Subjetivo.

É bom sentir saudade, pois cada segundo dela vivido nos mostra que tudo vale a pena quando é verdadeiramente verdadeiro. E quando sentimos falta é porque foi bom. Concorda?

Um pequeno lampejo de saudade rebuscada nos arquivos da mente e todo corpo fica enfeitiçado da mesma. É perda de tempo tentar esquecer. Que sentir saudade não significa que você melhorou como pessoa, que agora magistralmente seu temperamento é compatível e o correto seria viver aquilo tudo de novo, do êxtase à dor. Significa apenas que foi bom, que foi inesquecível. E que qualquer amor que força as cordas vocais a produzirem um eu te amo não tem fim, mesmo acabando sempre do mesmo jeito, dividido por dois.

Será que vale a pena ficar minutos, horas, dias, meses, pensando o que o outro está sentindo, pensando e fazendo? Por que sentimos tanta dificuldade em voltar o foco apenas para nossa própria vida? Será que ficamos tristes e decepcionados por estar longe de quem amamos ou será que é por tudo que deixaram de fazer e nos fizeram sentir? Contraditório, não? Pois se durante um relacionamento sofremos por algumas atitudes ou pela falta de outras, como podemos sentir falta do que nos fez sofrer? Creio eu que sofremos mesmo por aquilo que esperávamos receber e não recebemos, pelas expectativas que criamos ao longo da vida. Sofremos na verdade não por estar sem a presença daquela pessoa, mas sim por não realizarmos o que tanto esperávamos junto dessa pessoa. Mas não podemos querer sozinho o que pode e deve ser feito a dois.

A realidade é muito triste. As pessoas gostam do sentimento de saber que alguém corre por elas. As pessoas gostam de saber que tem o domínio sobre outra pessoa. As pessoas fingem precisar de quem não precisam, pelo simples fato de quererem se sentir amadas. As pessoas apaixonam umas as outras, sem a intenção de estar junto. As pessoas gostam dos finais, e fazem de tudo pra jogar a culpa do outro lado. A maioria não ama, faz amar. E nunca são o que se dizem ser. Dói-me compreender isso, mesmo lutando por um objetivo onde minha meta é traçar o oposto do que essa realidade aterrorizante nos passa. É crer que ainda há esperança dentro disso tudo. Que tudo pode ser diferente. Que tudo possa ser sincero e verdadeiro a ponto de transformar essa dura realidade negativa em algo positivo e nos torne mais humanos.

“Ontem sonhei contigo e passei todo o dia a desenhar o teu rosto na paisagem e até no asfalto quente em que freei distraído diante dos teus olhos: uma miragem do sol ou dos meus desejos. Não foi teu sorriso que eu vi no retrovisor nem tua era a mão do vento que afagou os meus cabelos tristonhos. Foi só um lampejo de saudade que te trouxe a mim como um presente.”

É uma pena. Merecíamos muito dividir a nossa dor. Quem sabe daí, não brotaria um novo amor. Não foi por desespero não foi por solidão. Eu realmente quis conhecer melhor o teu coração. Mas, mais uma vez a vida, me negou a oportunidade de ser feliz. É uma pena você ter ido por um caminho. É uma pena eu não ter te seguido. Pois saiba que se você tivesse aberto seus braços para mim, tenho certeza que era neles que eu hoje repousava e me acalentava. É estranho sentir saudade do que a gente não conseguiu viver. Optar pelo óbvio ou pelo mais fácil nem sempre traz felicidade. Escolhas.

"Dê valor as pessoas enquanto elas estão por perto. Saudade não será motivo suficiente para que elas voltem."

5 comentários:

  1. Muito bom, Paulo Matheus! Sentimento partilhado! Jane.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo! Me permite compartilhar alguns trechos do seu texto no meu blog? Me comprometo de te dar os créditos devidos e citar o seu blog. Um abraço. Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane. Perdão pela demora. Estive afastado do blog por um longo tempo. Estive me refazendo e tentando construir uma nova identidade. Fique a vontade para compartilhar meus textos. Abraço!

      Excluir
    2. Oi, Paulo! Adorei sua visita e obrigada pela gentileza! Grande abraço. Jane.

      Excluir
  3. Como você não me respondeu, me visite: http://jane-reis.zip.net. Um abraço!

    ResponderExcluir